Cuidados com a pele do rosto: 3 sinais de que você está precisando
O ritmo de vida desgastante e a rotina repleta de compromissos da maioria das pessoas, além de ser prejudicial ao organismo, também pode acabar causando um impacto negativo na aparência e na autoestima. Conciliar vida profissional, responsabilidades e vida pessoal têm sido uma tarefa complicada nos últimos tempos, e, com isso, os cuidados com a pele do rosto podem acabar ficando esquecidos.
O bem-estar e a realização pessoal em todas as áreas da vida é essencial para que você possa exercer todas as suas tarefas com qualidade. O acúmulo de responsabilidades pode ser muito cansativo e, por consequência, refletir-se na sua aparência. Porém, pequenas mudanças na sua rotina e na maneira como você encara cuidados com a pele do rosto podem fazer toda a diferença.
Diversos fatores podem influenciar a aparência da sua pele, desde alimentação até a qualidade do sono. Aquele aspecto envelhecido e cansado não precisa fazer parte da sua rotina ao olhar-se no espelho: observando atentamente os sinais de fadiga demonstrados pela pele, é possível reverter o quadro e ter um rosto saudável e bonito todos os dias.
Pensando nisso, para evitar que a falta de tempo afete a jovialidade e a beleza da sua pele, elaboramos esse post com três sinais de que você pode estar precisando de mais cuidados com a pele do rosto. Confira:
Três sinais de que você precisa de mais cuidados com a pele do rosto
1. Ressecamento da pele
O primeiro sinal de que você precisa de mais cuidados e de que não está se dedicando para cuidar da sua pele diz respeito ao ressecamento. O mesmo manifesta-se por rachaduras, descamação, coceiras e endurecimento da pele. A presença dele é mais intensa na pós-menopausa e pode fazer com que suas rugas fiquem mais evidentes.
Algumas condições podem ser complicadoras do ressecamento de pele, tais como: banho com temperaturas extremas, clima muito frio ou muito quente associado à baixa umidade do ar e exposição constante e direta à água (profissionais que trabalham em contato com a água). Se você possui mais de 40 anos ou se enquadra em alguma das características citadas acima, precisa prestar atenção aos cuidados com sua pele.
Para evitar que o ressecamento da pele prejudique a sua aparência e deixe seu rosto com aspecto envelhecido ou descuidado, você deve fazer uso de cremes e sabonetes específicos para a pele do rosto e para seu tipo de pele. Evite também banhos muito quentes, excesso de sol e use filtro solar! O uso de umidificadores de ambiente também é indicado para amenizar os efeitos do clima seco na sua pele e organismo. Ah, e por último: beba, no mínimo, 2 litros de água por dia!
2. Falta de vitalidade e luminosidade
Sabe aquela pele opaca e sem brilho que transparece o cansaço e a rotina exaustiva? Você não precisa mais conviver com esse incômodo! A poluição das cidades, o vento excessivo e o clima seco podem contribuir para o ressecamento e, consequentemente, para reduzir a luminosidade da pele.
Para ter uma pele saudável e luminosa você deve tratar diariamente sua pele com produtos específicos para a mesma. Estes produtos podem incluir sabonetes, hidratantes e cremes com ação antioxidante. O profissional mais adequado para escolher estes produtos é seu médico dermatologista. Por exemplo, se você tem a pele oleosa mas acredita que o seu rosto pode ser mais jovem e iluminado, deve utilizar produtos com formulação “oil free”, ou seja, sem óleo, para evitar o aumento da oleosidade e, consequentemente, o surgimento de acne.
Por outro lado, os produtos mais indicados para pele seca são os com maior potencial hidratante. Cada um possui propriedades que são essenciais para equilibrar a produção de sebo e proporcionar um aspecto jovem e bonito para a sua pele. Preste atenção aos cuidados com a pele do rosto!
3. Sinais faciais de fadiga
Olheiras, marcas de expressão, bolsas abaixo dos olhos e pálpebras caídas, entre outros, podem ser sinais claros de que você precisa ter mais atenção aos cuidados com a pele do rosto. Sabemos que as responsabilidades do dia-a-dia são desgastantes e, por isso, você precisa de muito ânimo para seguir em frente. Estar com uma pele bem cuidada e revigorada pode ser a motivação que faltava para você fazer coisas incríveis!
A área mais afetada pelos sinais de fadiga, sem dúvida, é a dos olhos. Um olhar que demonstra cansaço pode ser mais um dos fatores que sinalizam a necessidade de prestar atenção aos cuidados com a pele do rosto. Para revitalizar e rejuvenescer seu olhar, em primeiro lugar, você deve priorizar o descanso e a qualidade de vida. Dormir no mínimo 8 horas por noite, realizar atividades para relaxar e descontrair e combater as causas do estresse podem ter impactos significativos na sua aparência.
Uma alimentação balanceada e a ingestão de água também colaboram para que o rejuvenescimento da pele. Para combater as olheiras, por exemplo, o indicado é consumir alimentos ricos em vitamina C, como as frutas cítricas.
Por sua vez, para reduzir o efeito das pálpebras caídas ou das bolsas abaixo dos olhos, você deve reduzir o consumo de alimentos ricos em sódio e evitar a ingestão de bebidas alcoólicas. Esses fatores favorecem o inchaço da área e, com isso, prejudicam a sua aparência. Os principais cuidados com a pele do rosto são parte de adaptações na rotina e conscientização de medidas e hábitos saudáveis. Não perca mais tempo!
Cuidados com a pele do rosto: 3 sinais de que você está precisando cuidar da sua pele