Quando devo pensar em fazer aplicação da toxina?
O surgimento de rugas dinâmicas, ou seja, aquelas que formam-se principalmente no terço superior da face (testa e região dos olhos) é absolutamente normal, devido à perda de elasticidade da pele e dos hábitos de expressão com o passar dos anos. Suavizar esse problema e resgatar a aparência jovem da pele, porém, pode ser super simples e rápido, e fazer aplicação, como é conhecida a toxina popularmente, desponta como uma das principais alternativas nesses casos.
Entretanto, quando a idade avança e os sinais de envelhecimento inevitavelmente surgem, muitas pessoas podem questionar-se: quando devo pensar em fazer aplicação da toxina? O procedimento, que é um dos mais realizados no Brasil e no mundo, elimina as rugas finas e as marcas de expressão, deixando o rosto com aspecto tranquilo e descansado e, ainda por cima, evita que essas marcas tornem-se mais profundas e permanentes.
Confira esse post e entenda quando a aplicação da toxina é indicada, quais são os efeitos na pele do rosto e algumas dicas para potencializar os resultados do procedimento. Não perca!
Surgimento de rugas e marcas de expressão
Fazer aplicação da toxina é indicado para reduzir as rugas dinâmicas suaves e médias, que são resultado dos hábitos de expressão, contração de músculos do rosto e avanço da idade. Não existe uma idade ideal para começar o tratamento, mas o procedimento já pode ser feito quando as rugas e marcas de expressão começam a ficar visíveis, e, assim, evitar que esses vincos tornem-se permanentes e necessitem de intervenções cirúrgicas mais profundas.
Não há problemas em iniciar o tratamento em idade jovem, pois o produto é totalmente eliminado em até 6 meses e não acumula-se no organismo. Quando perde-se o efeito da toxina, as rugas começam a reaparecer lenta e gradualmente.
É importante destacar, entretanto, que para fazer aplicação da toxina, é indispensável que você consulte um médico especialista, seja ele dermatologista ou cirurgião plástico. Quando realizado com profissionais qualificados e preparados para oferecer os melhores resultados e a segurança durante a aplicação, o procedimento normalmente tem excelentes resultados.
Os médicos dermatologistas e cirurgiões plásticos possuem formação voltada aos cuidados com a pele, com a aparência e procedimentos estéticos e, por isso, são os mais capacitados para realizar tais intervenções. Prestando atenção em alguns aspectos, como a qualidade do produto, a escolha de um especialista e possíveis contraindicações, o resultado é natural e não deixa a fisionomia estática ou paralisada, característica que é uma grande preocupação de quem busca o tratamento.
Fazer aplicação da toxina é um procedimento dolorido?
Normalmente não, mas varia de acordo com a sensibilidade de cada pessoa. O procedimento é feito com agulhas extremamente finas e a aplicação é perfeitamente delicada e sensível. Em geral é utilizado, antes do procedimento, um creme anestésico que suaviza o desconforto durante a aplicação da toxina. O procedimento tem duração de, em média, trinta minutos.
Recomendações após fazer aplicação da toxina
Após submeter-se ao procedimento, o paciente deve proteger o rosto da luz do sol por pelo menos uma semana, deve evitar fazer exercícios físicos e, de preferência, não abaixar a cabeça no dia da aplicação. Porém, no dia seguinte pode-se retornar a essas atividades. Todas as outras atividades rotineiras podem ser retomadas assim que o procedimento for finalizado, sem comprometer o cotidiano.
Reaplicação da toxina facial
O efeito rejuvenescedor da aplicação da toxina não é definitivo, e dura cerca de 6 meses. O procedimento pode ser refeito a cada seis meses ou mais tempo, dependendo da preferência do paciente. No entanto, a reaplicação da toxina a cada 6 meses garante que as rugas e marcas de expressão continuem sendo suavizadas e que os vincos não tornem-se definitivos.